quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A Redenção de Cã - o ideal de branqueamento

A Redenção de Cã (1895): avó negra, mãe mulata, esposo e filho brancos. O quadro sintetiza o ideal de branqueamento da população brasileira. Pintura de Modesto Brocos y Gomes.

Miscigenação

miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias.


Óleo sobre tela mostrando uma cena pitoresca que retrata os primórdios da miscigenação racial que ocorria no Brasil no século 19: uma negra ergue as mãos para o céu em agradecimento a Deus por ter conseguido "branquear" sua prole.

O nome da pintura faz referência à Bíblia. Cã, filho mais novo de Noé, fora amaldiçoado pelo pai por ter rido da nudez do ancião, que, durante um porre de vinho, despira-se na frente de sua família.

Bom, a pintura que abre essa postagem é do pintor espanhol radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez (1852 - 1936) que "deu à luz" essa tela em 1895. Nessa época, o racismo possuía ares de ciência e a explicação ou os argumentos que defendia a escravidão eram todos baseados no cientificismo.
    Modesto Brocos deu a essa tela o nome de "A Redenção de Cã" em alusão ao personagem bíblico de mesmo nome, filho de Noé. Segundo Gênesis, Noé se embriaga com vinho e deita sem roupa. Sem e Jafé o cobrem em respeito, mas Cã zomba da nudez do pai. Ao saber do acontecido após acordar, Noé fica furioso e grita:
"'Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos".Disse ainda: 'Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! E seja Canaã seu escravo. Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo.'"
 Gênesis, 9; 25, 26, 27

    Muitas são as interpretações para essa passagem. Uma delas é de que, durante o repovoamento da Terra após o Dilúvio, os três filhos de Noé tenham gerado as raças ou povos que temos hoje. No caso, Sem teria gerado descendentes que mais tarde formariam a Europa, Jafé formaria a Ásia e Cam, com sua maldição, teria gerado os africanos e outras raças inferiores. Essa interpretação serviria como defesa para a escravidão dos negros.

A maldição de Noé contra Cã foi a seguinte: a partir daquele dia, seus descendentes nasceriam com a pele negra e povoariam a região que hoje conhecemos como África.

Redenção de Cã, feito pelo espanhol Modesto Brocos y Gomes, em 1895. Ilustra a Influencia do pensamento racista que prevalecia no período imperialista. A Redenção seria o braqueamento da raça, que faria os suposto descendentes de Cã adquirirem uma condição considerada superior. O racismo é evidente no quadro. É importante ressaltar também a posição da mulher, sentada como uma conhecida representação da virgem Maria, com o menino Jesus no braços. A ideia de redenção, assim, é reforçada.

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