FENÍCIOS.
Os fenícios assimilaram as culturas do Egito e da Mesopotâmia e as estenderam por todo o Me diterrâneo, do Oriente Médio até as costas orientais da Península ibérica.O maior legado que deixaram foi um alfabeto do qual derivam os caracteres gregos e latinos.
Chamou-se Fenícia à antiga região que se estendia pelo terrítorio do que mais tarde seria o Líbano e por parte da Síria e da Palestina, habitada por um povo de artesãos, navegadores e comerciantes.Os fenícios chegaram ás costas libanesas por volta de 3000 a.C. Sua origem é abscura, mas sabe-se que eram Semistas, procedentes , provavelmente, do Golfo Pérsico.No começo, estiveram divididos em pequenos estados locais, dominados às vezes pelos impérios da Mesopotâmia e do Egito.
Apesar de submetidos,os Fenícios conseguiram desenvolver uma florescente atividade econômica que lhes peremitiu,com o passar do tempo, transformar-se numa das potências comerciais hegemônicas do mundo banhado pelo Mediterrâneo.
PÉRSIAS.
A civilização Persa conheceu grande Esolendor com a Disnatia aquemênida, que manteve longa disputa com as cidades gregas pela Hegemonia na Anatólia e no Mediterrânio Oriental.O território central da civilização Persa foi o Planalto do Irâ , entre o mar Cáspio e Golfo Pérsico , um dos grandes focos de civilização do rio Indo e da Mesopotâmia.
MAIAS.
Os majestosos Maias no ano 650 da era cristã, na América Central uma civilização esplendorosamente poderosa e sofisticada se revela nas altas pirâmides de pedra, nas praças fervilhantes, nas quadras pintadas para os jogos de bola e nos templos majestosos dos antigos Maias .
A rica e complexa sociedade maia, de reis-sacerdotes, eruditos e guerreiros.A elite dominante mantinha a lealdade de seu povo , e tornou viável uma cultura capaz de criar inovações tão extraordinárias quanto mais complicado o sistema de escrita no novo mundo, além de cálculos matemáticos e astrológicos extremamente complexos, que mesmo hoje causam grande espanto. A sociedade maia servia à divindade de seus governantes .Praticavam sinistros rituais de sacrifício humano que só poderiam ser satisfeitos pelo "Sangue dos reis".
INCAS.
Estudiosas acreditam que a cultura Inca teve origem no povo tiahuanaco. Com uma arquitetura , estrutura social e política únicas ergueram um império que se estendeu da Colômbia à Patagônia Argentina até seu aniquilamento pelos espanhóis, na primeira metade do século 16. No caminho para Machu Picchu, Peru, estão as ruínas de Sacsayhuaman. Fortificações erguiodas pelos incas com precisão incomparável, seus muros de 500 metros de comprimento e 18 de altura possuem encaixes entre as pedras que, mesmo hoje a tecnologia não conseguiria copiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário