domingo, 5 de fevereiro de 2012

O trabalho do historiador/O tempo e a História.

       Segunda- feira:06/02/2012


Plano de Aula - O Trabalho do Historiador: uso das fontes.
Plano de aula para ser feito com os alunos da 6ª série, após a aula sobre linha do tempo. O material utilizado é o livro de História do Projeto Arariba da Editora Moderna.

Série: 6ª série.
Duração: 02 aulas (1h40min).

Obtjetivos:

  • Analisar diferentes tipos de fontes históricas;
  • Destacar a importância da relação presente/passado para o estudo da História;
  • Diferenciar os acontecimentos de curta, média e longa duração;
  • Fazer a contagem dos séculos.

Conteúdo:

  • O trabalho do historiador;
  • O tempo e a História.

Dentro desse conteúdo os assuntos que serão abordados são:

  • O trabalho do historiador;
  • Fontes históricas (o que são);
  • Fato e Interpretação ( diferença);
  • Ciências que auxiliam a História;
  • Unidades de medida do tempo: hora, dia, mês, ano, século, etc.
  • Instrumentos de medição de tempo: relógio e calendário (explicar q cada povo tem sua forma de marcar o tempo e q cada tem um calendário diferente; falar do nosso calendário - Gregoriano);
  • Duração dos eventos históricos: Curta, Média ou Longa duração;
  • Contagem do século: como fazer;
  • Divisão da História: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.


Metodologia:
  1. A aula será iniciada com a "frase do dia", geralmente uma frse de motivação.
  2. Em seguida, pedir aos alunos que me lembrem o que foi visto na aula passadae ir anotando no quadro as informações. Então fazer a ligação do assunto passado (q foi a linha do tempo) e o assunto que será visto nesta aula. Assim os alunos poderão compreender que todos os assuntos estão ligados, um depende do outro para ser compreendido.
  3. A aula será no método expositivo dialogado.
  4. Após a exposição será feito uma atividade para fixação do conteúdo. Essa atividade foi tirada do Manual do Professor do livro de história do Projet Araribá (Ed. Moderna).

Recursos:

  • Quadro branco, pincel, voz e exercícios fotocopiados.

Avaliação:

  • A avaliação será feita durante toda a aula, sendo observados participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário