Segunda- feira:06/02/2012
Plano de Aula - O Trabalho do Historiador: uso das fontes.
Série: 6ª série.
Duração: 02 aulas (1h40min).
Obtjetivos:
Conteúdo:
Dentro desse conteúdo os assuntos que serão abordados são:
Recursos:
Avaliação:
Plano de aula para ser feito com os alunos da 6ª série, após a aula sobre linha do tempo. O material utilizado é o livro de História do Projeto Arariba da Editora Moderna.
Série: 6ª série.
Duração: 02 aulas (1h40min).
Obtjetivos:
- Analisar diferentes tipos de fontes históricas;
- Destacar a importância da relação presente/passado para o estudo da História;
- Diferenciar os acontecimentos de curta, média e longa duração;
- Fazer a contagem dos séculos.
Conteúdo:
- O trabalho do historiador;
- O tempo e a História.
Dentro desse conteúdo os assuntos que serão abordados são:
- O trabalho do historiador;
- Fontes históricas (o que são);
- Fato e Interpretação ( diferença);
- Ciências que auxiliam a História;
- Unidades de medida do tempo: hora, dia, mês, ano, século, etc.
- Instrumentos de medição de tempo: relógio e calendário (explicar q cada povo tem sua forma de marcar o tempo e q cada tem um calendário diferente; falar do nosso calendário - Gregoriano);
- Duração dos eventos históricos: Curta, Média ou Longa duração;
- Contagem do século: como fazer;
- Divisão da História: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.
Metodologia:
- A aula será iniciada com a "frase do dia", geralmente uma frse de motivação.
- Em seguida, pedir aos alunos que me lembrem o que foi visto na aula passadae ir anotando no quadro as informações. Então fazer a ligação do assunto passado (q foi a linha do tempo) e o assunto que será visto nesta aula. Assim os alunos poderão compreender que todos os assuntos estão ligados, um depende do outro para ser compreendido.
- A aula será no método expositivo dialogado.
- Após a exposição será feito uma atividade para fixação do conteúdo. Essa atividade foi tirada do Manual do Professor do livro de história do Projet Araribá (Ed. Moderna).
Recursos:
- Quadro branco, pincel, voz e exercícios fotocopiados.
Avaliação:
- A avaliação será feita durante toda a aula, sendo observados participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário