segunda-feira, 30 de setembro de 2013
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL
Os sólidos de Platão também são denominados de poliedros,
pois são formados por faces, arestas e vértices. As faces são constituídas por
seções de planos, considerando que entre duas faces temos as arestas, as
quais possuem em suas extremidades os vértices.
Platão foi um filósofo grego, que viveu entre os séculos V e IV a.C., e estabeleceu importantes propriedades em alguns poliedros.
Platão foi um filósofo grego, que viveu entre os séculos V e IV a.C., e estabeleceu importantes propriedades em alguns poliedros.
Os poliedros de Platão são classificados em cinco classes de
acordo com a tabela a seguir:
Tetraedro:
para representar o mais luminoso e agudo dos elementos, o fogo;
Cubo ou
Hexaedro: para
representar o mais estável dos elementos, a terra;
Icosaedro:
para representar o elemento mais móvel e fluído de todos, aquele que rola mais facilmente, a água;
Octaedro:
Platão concluiu que “... ar está para a água assim como a água está para a
terra’’ e de maneira um tanto misteriosa escolheu o octaedro para representar o
ar;
Dodecaedro:
Platão escolheu esse poliedro para representar todo o universo;
segunda-feira, 15 de julho de 2013
VIOLÃO FEITO DE PAPELÃO - COMO FAZER
FEITO PELO ALUNO DA PROFESSORA PATRÍCIA.
Este artesanato é fantástico. As crianças adoram instrumentos e este violão de papelão imita o formato certinho de um violão de verdade. É preciso paciência, pois dá um pouco de trabalho para fazer, mas o resultado compensa, pois fica muito bonito. E os pequenos vão se divertir muito, pode apostar!
Materiais Utilizados:
- Papelão (papelão grosso, de caixas grandes)
- Tintas e pincéis
- Lástex
- Agulha (bem grande, para perfurar o papelão, tipo agulha de tapeçaria)
- Clipes
- Lápis
- Tesoura, estilete e cola (de isopor ou cola quente)
Passo a Passo:
1º Passo - Desenhe um violão do tamanho que desejar no papelão e recorte-o. Ele servirá como molde.
2º Passo - Usei cinco peças para montar o violão: três do violão completo (com um furo no centro) e duas só do tampo (essas não devem ser furadas). Se quiser que o violão fique mais grosso, acrescente mais peças.
3º Passo - Cole duas partes do violão completo. Pinte a que será a frente do violão. Depois faça um corte logo abaixo do buraco central.
4º Passo - Corte o lápis em dois pedaços, ele será usado para as cordas do violão ficarem suspensas. Faça pequenas cavas nos dois pedaços do lápis, por onde as cordas deverão passar. Um dos pedaços deverá ser colado no fim do braço do violão e o outro deverá ser encaixado e colado no corte feito abaixo do buraco central.
5º Passo - Com a agulha, faça um furo abaixo de cada cava que você fez no pedaços de lápis do tampo e um furo acima de cada cava do pedaço de lápis do braço do violão. Ainda com a ajuda da agulha, passe o látex de um lado a outro do violão, formando as cordas, lembrando de deixá-lo bem esticadinho. As pontas que sobraram no verso do violão devem ser amarradas em um clipe.
6º Passo -Cole a última parte do violão inteiro que faltava, ela encobrirá os clipes. Por último, cole as duas partes do tampo também. Agora é só pintar o fundo e as laterais do violão.
PROFESSORA DE GEOGRAFIA MIRIAN
quinta-feira, 27 de junho de 2013
ANTERO DE QUENTAL
O Poeta e Filosofo português Antero de Quental introduziu em Portugal o socialismo.Formou-se em Coimbra, depois foi para Paris, onde fracassou como tipógrafo.em seus sonetos desenvolvel suas ideias religiosas e filosóficas.Sua obra "Sonetos Completos", publicada em 1866, consagrou-o como o grande poeta da geração de 1870.Porém, problemas físicos e psicológicos levam-no ao suicídio em 1891.
O CANDOMBLÉ
No candomblé baiano, o altar-o Peji- está localizado no interior da casa. Pedras, búzios e fragmentos de pedras representam o santo, que é guardado em uma urna de barro. Ao redor de tal vaso existem moringas de vários tamanhos, pratos , porcelanas e enfeites de papel. Em alguns rituais de camdoblé são usados galos e galinhas, defumadores e ervas medicinais. Depedendo do ritual, pode haver sons de atabaques, danças e comidas. Os iniciados nessa religião podem entrar em transe ao receberem suas divindades.
O HINDUÍSMO
O Hinduísmo é uma das principais religióes da Índia . No Hinduísmo existe uma variedadede credos e práticas. Os hindus acreditam na reencarnação e são politeístas, ou seja, acreditam em vários deuses. O principal deus hindu é shiva. A crença hinduísta é complexa. Para adorar seus deuses, os hindus construíram templos magníficos. Cada um dos deuses tem seu templo especifíco e sua imagem é guardada num santuário central.
GUARDA-CHUVA SURGIU NO EGITO
O guarda-chuva surgiu no Antigo Egito e era utilizado tanto pela família real quando pelos nobres como símbolo da posição que ocupavam na Hierarquia Teocrática. Hoje todo mundo usa, do cidadão mais abastado ao paupérrimo."Mas quem usa mais é o pobre, que não tem um meio de transporte próprio para fugiu das intempéries do tempo", acrescentou o historiador Élcio Valentin, do museu Histórico Nacional do Guarda-chuva.
BÚSSOLA
A Bússola não veio da China.Foram os árabes que a truxeram para a Europa no ínicio do século 11.A princínpio, foi considerada coisa do diabo.Quando foi constatado que a agulha funcionava melhor montada sobre o eixo que atravessa em âgulo reto, formando uma cruz, foi liberada para os navegantes cristãos.
TORRE EIFFEL
Em janeiro de1888, um manifesto de 380 intelectuais e artistas exigiu a demolição da horrenda mosntruosidade que estava sendo construída em Paris.Era a Torre Eiffel, hoje o símbolo da cidade.Tem este nome porque foi idealizada a contruída por Gustave Eiffel.
MONALISA OU LA GIOCONDA
A mais notável e conhecida a obra do pintor italiano Leonardo da Vinci.É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito, que deixa ver ligeiramente os dentes, é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão , o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no museu do Nlouvre, em Paris, e é a maior atração do museu.
MONA LISA OU LA GIOCONDA
Em 1516, Leonardo da Vinci levou a obra da Itália para a França, quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I, o qual teria comprado o quadro. Depois disso, a obra passou por várias mãos, chegando até mesmo a ser roubada. Napoleão Bonaparte, por exemplo, tomou a obra para si. Em 1911, a obra de arte foi roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia, que a levou novamente para a Itália. Peruggia pensava que Napoleão havia tomado o quadro da Itália e levado para a França, assim desejou levar novamente a obra para sua terra natal.
Uma das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença. Outros afirmam que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos. Para Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, Mona Lisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci.
Atualmente, o quadro fica exposto no Museu do Louvre, em Paris, França. Mona Lisa é, quase que certamente, a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe conferindo, também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.
MAIAS
Os povos Maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setetricional.O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designaçãocoletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma forma uma Herança Cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade Histórica.Estima-se que no início do século XXI esta regão é habitada por 6 milhões de maias.
ANTIGO REINO DE ISRAEL
O antigo reino de Israel agrupava os Judeus em 12 tribos.A discórdia dividiu a nação.Duas tribos, Judá e Dan, mais a metade de uma terceira, Benjamin, separaram-se e fundaram o Reino de Judá. Só este novo reino sobreviveu. Israel foi destruida por estrangeiros e as 12 tribos e meia desapareceram sem deixar rastro, criando o enigma que até hoje excita a imaginação dos povos.
BUDA
O nome de " Buda", que em sânscrito significa "o iluminado", foi dado a Siddharta Gautama, um homem que nasceu em 560 a.C. no atual território da Índia e ali morreu aos 80 anos.durante muitos anos, dedicou a sua vida à busca da verdade, que finalmente acabaria por encotrar, uma noite, sob nirvana, ou iluminação, deitado sob a árvore de Bo. A partir de então, pregou uma religião sem deuses, baseada na unidade intrínseca de todos os seres vivos. Apesar de não ter deixado qualquer escrito, o Budismo é hoje uma das grandes religiões do mundo.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
QUAL É A ORIGEM DA PALAVRA FORRÓ ?
ORIGEM DA PALAVRA ''FORRÓ''
Conta que os Ingleses que viviam em Pernanbuco, no início do
século XVIII, colocavam placas com a expressão ''For all'' (para todos) na
entrada dos bailes que promoviam, indicando, que todos podiam participar da
festança embalada pelo ritmo nordestino, e assim a palavra acabou se
aportuquesando.A verdade, porém, é que''forro''vem de ''forrobodo'', uma expressão
que dava nome a festas recheadas de música, dança e aguardente.O primeiro registro conhecido da palavras data de 1733, no jornal O Mefistófolis:"parabéns ao
Dr Artur pelo grande forró realizado em sua casa..."
QUADRILHA - ARAIA DO BADEN POWELL - 2013
QUADRILHA
A quadrilha é uma dança em compasso de 6/8, na qual quatro pares se situam frente a frente.Originou-se na Inglaterra, nos séculos XIII e XIV.Através da Guerra dos Cem Anos,a França assimilou alguns elementos culturais Ingleses. A França adotou a quadrilha, tornando-a uma dança nobre.
Rapidamente se espalhou por toda a Europa, passando a ser uma dança presente em todas as atividades festivas dos nobres.No Brasil, a quadrilha é feita através de um animador que vai pronunciando frases enquanto os demais participantes se movimentam de acordo com as mesmas.
PROFESSORA DE DANÇA: CLAÚDIA
Assinar:
Postagens (Atom)